Lula critica FHC por não fazer reformas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 18:35, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, por não ter realizado as reformas da Previdência e tributária, mesmo quando contava com maioria no Congresso. Lula esquivou-se das reclamações quanto à demora na solução de antigos problemas.

– Por que eu, que tenho quatro anos de mandato, teria que me preocupar em colocar as reformas para serem feitas agora? Se o presidente Fernando Henrique Cardoso teve oito anos e não fez? – afirmou, na abertura da 44ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos, em Aracaju (SE), que discutirá principalmente o papel dos municípios na reforma tributária.

Lula disse que irá aprovar as reformas em seu mandato porque seria “a única possibilidade de, daqui a cinco, seis, sete anos, ter dinheiro para pagar os aposentados”.

Ao criticar os governos anteriores, o presidente disse que nos últimos “15, 20 anos” não se pensou no país, mas nas carreiras políticas de cada governante.

– Não é uma questão aritmética. É uma questão de decisão. Se você quer pensar na próxima eleição ou na próxima geração. Essa não é uma decisão para qualquer um, é uma decisão para políticos que estejam desprendidos de seu futuro particular e que estejam comprometidos com o futuro da nação – disse o presidente.