LIRAa – Secretaria de Saúde encerra trabalho de campo do segundo levantamento nesta sexta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 15:07, por: cdb

JUIZ DE FORA – 9/3/2012 – 18:02

LIRAa – Secretaria de Saúde encerra trabalho de campo do segundo levantamento nesta sexta

O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde encerrou, nesta sexta-feira, 9, todo o trabalho de campo do segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2012. Todos os 203 bairros previstos foram vistoriados em todas as regiões de Juiz de Fora. O resultado final do levantamento será divulgado na próxima semana.

De acordo com o coordenador Geral de Campo do DVEA, Juvenal Marques, os bairros foram escolhidos através de sorteio. “Estrategicamente, a cidade está dividida em 17 estratos, e cada estrato é composto por um conjunto de bairros. O sorteio das localidades foi realizado por um programa eletrônico da Superintendência Regional de Saúde (SRS). Os agentes de Combate a Endemias (ACEs) iniciaram o trabalho de campo para realizar o LIRAa na última segunda-feira (5)”, explicou Marques.

“Durante a inspeção, quando encontrados, focos do mosquito da dengue eram eliminados imediatamente”, relatou o coordenador. E complementou: “O resultado do LIRAa será determinante para nortear ações estratégicas”. Assim como os demais, o segundo LIRAa de 2012 aconteceu em parceria com técnicos da SRS.

O levantamento vai permitir um prognóstico da cidade, criando perspectivas com relação à manifestação da doença em Juiz de fora. “Além disso, vai contextualizar o município no cenário mineiro, em relação às avaliações que acontecem simultaneamente em outras cidades”, disse Marques.

Redução é de 96%

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira, 5, pelo DVEA, Juiz de Fora registra redução de 96% no número de casos confirmados para a dengue no município, em relação a este mesmo período no ano passado. Do início de janeiro até esta segunda-feira, foram registradas 81 notificações para a doença, sendo nove casos confirmados (apenas um a mais que no dia 27 de fevereiro) e 46 descartados. Em 2011, no mesmo período, foram 353 notificações, 214 confirmações e 103 descartes. Ou seja, redução de 77%, 96% e 55%, respectivamente.

A Secretaria de Saúde informa que o boletim epidemiológico emitido pelo DVEA será divulgado, a partir de agora, sempre às terças-feiras, à tarde, e não mais às segundas-feiras.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE