Linhaça ‘bloqueia câncer de próstata’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 16 de novembro de 2002 as 23:45, por: cdb

Uma dieta rica em linhaça – a semente do linho – parece reduzir o tamanho e a gravidade de tumores de próstata em ratos, dizem cientistas.

Mas a quantidade de linhaça ingerida pelos ratos durante a experiência é muito alta e pouco realista, levando-se em consideração a dieta humana.

A dieta também é composta de fibras e de uma resina vegetal que controla o metabolismo do estrogênio e da testosterona.

Este não é o primeiro estudo que sugere que a linhaça poderia ser eficiente no combate ao câncer de próstata. Uma pesquisa publicada no ano passado mostrou que uma substância retirada da linhaça inibiu o crescimento de células do câncer de próstata em laboratório.

Dieta

Um outro estudo mostrou que uma dieta de baixa gordura, com suplemento de linhaça, também estava relacionada ao crescimento mais devagar de um tumor.

Nesta última pesquisa, 135 camundongos geneticamente modificados para desenvolver câncer de próstata foram divididos em dois grupos.

Metade foi submetida a uma dieta convencional, a outra metade recebeu uma dieta rica em linhaça.

Os tumores dos camundongos do primeiro grupo cresceram duas vezes mais dos que os dos camundongos com uma dieta rica em linhaça, e dois camundongos do segundo grupo não desenvolveram câncer.

A médica Wendy Demark-Wahnefried, que liderou a pesquisa, disse: “Estamos cautelosamente otimistas com as descobertas”.

“A quantidade de linhaça dada a cada camundongo correspondia a 5% de todos os alimentos ingeridos por ele, uma quantidade bastante alta para humanos. Mas o resultado é um sinal de que estamos no caminho certo e precisamos continuar as pesquisas nesta área”.

Outro pesquisador, Xu Lin, disse: “Até agora, já observamos o efeito positivo da linhaça sobre o câncer de próstata em humanos, camundongos e a nível celular”.

“Não se trata de coincidência. É uma linha de pesquisa encorajadora”, completou.

O estudo foi publicado na revista especializada Urology.