Linha 4 do metrô: mais dois trens entram em operação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de outubro de 2015 as 14:12, por: cdb

Por Redação, com ARN – do Rio de Janeiro:

Neste fim de semana entram em operação o nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4. Montados na China, as composições possuem seis carros, capacidade para 1,8 mil pessoas, ar-condicionado, passagem interna entre carros, painéis de LED com sistema informatizado de comunicação e câmeras de monitoramento interno. Cinco novas composições ainda seguem em fase de testes e deverão circular até o fim do ano. O projeto é o mesmo das 19 composições que operam no MetrôRio desde 2012.

Agora, durante o horário de maior movimento no sistema, quando o MetrôRio opera com a frota completa de trens, os passageiros das Linhas 1 e 2 contam com os trens mais modernos, montados na China, na grade operacional.

Neste fim de semana entram em operação o nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4. Montados na China
Neste fim de semana entram em operação o nono e o décimo dos 15 trens da Linha 4. Montados na China

Em paralelo, o MetrôRio segue com o projeto de revitalização dos primeiros trens do metrô. Três composições, que já passaram por revisão nos sistemas elétrico, de ar-condicionado, de portas e de propulsões, além de manutenções preventivas e corretivas e processos de pintura, já estão operando no sistema.

A quarta composição revitalizada entrará em operação também este fim de semana. O projeto, orçado em R$ 6 milhões, tem o objetivo de melhorar a performance dos trens antigos e aumentar o conforto dos passageiros.

Barca de Paquetá

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, participaram nesta sexta-feira, da viagem inaugural da nova barca Ilha Grande, a terceira das nove embarcações adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte aquaviário. A barca partiu às 9h30 da Praça XV com destino à Ilha de Paquetá.

A viagem inaugural da barca Ilha Grande faz parte das comemorações dos 180 anos do serviço de barcas, celebrados este mês. Além de entregar a nova barca, o governador também participará da abertura da “Mostra 180 anos de Barcas”, que contará a história das travessias na Baía de Guanabara e da evolução das embarcações desde o século XIX.

O visitante poderá conhecer peças históricas, fotografias de época, além de maquetes das embarcações que operaram na travessia na Baía de Guanabara. A exposição comemorativa, organizada em parceria com a concessionária CCR Barcas, ficará em cartaz por 30 dias, no Espaço Cultural da CCR Barcas, na Estação Praça XV.

Mais conforto, rapidez e comodidade para o serviço Praça XV-Paquetá

A nova embarcação Ilha Grande, que foi inaugurada nesta sexta-feira, vai operar preferencialmente no serviço Praça XV-Paquetá, tem capacidade para transportar até 500 pessoas, e conta com sistema de ar-condicionado, acessibilidade plena, poltronas acolchoadas, bicicletário e fraldário. A novidade fica por conta do espaço para o transporte de cargas, antiga reivindicação dos moradores d​e Paquetá, que agora poderão transportar, por exemplo, compras, móveis e eletrodomésticos. ​A Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação.

Outras seis embarcações, cinco com capacidade para 2 mil pessoas e uma para 500 passageiros, serão integradas à frota da CCR Barcas até o fim do primeiro semestre de 2016. A próxima embarcação chinesa a ser entregue será o catamarã Itacoatiara, que já saiu do estaleiro na China e deve chegar ao Rio de Janeiro no final do mês de outubro.