Linha 4 do Metrô: concretagem do poço de ventilação é concluída

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de outubro de 2015 as 14:30, por: cdb

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

A concretagem do poço (shaft) que servirá como área de ventilação e saída de emergência da Linha 4 do Metrô no bairro do Leblon, na Zona Sul, foi concluída. Moldadas in loco, com o uso de fôrmas deslizantes, as paredes têm 50 centímetros de espessura. O sistema funcionou com uma bomba hidráulica: 22 macacos impulsionaram a estrutura para cima, em média, 25 centímetros por hora. A concretagem levou dez dias.

Construído pelo Consórcio Linha 4 Sul, responsável pela obra neste trecho, o poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade, o que corresponde a um prédio de dez andares.

O poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade
O poço tem 22 metros de diâmetro por 32 metros de profundidade

O poço terá quatro andares, onde ficarão ventiladores, geradores, subestação de energia e salas para o trabalho de operadores da concessionária do sistema metroviário. Em 2 pontos haverá escadas de emergência para saída de passageiros, quando a nova linha estiver em funcionamento.

Quando o Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, chegar ao poço, em dezembro, sua estrutura estará pronta, inclusive com sistemas de energia conectados entre os túneis que vêm da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo equipamento alemão, vindo pela Zona Sul.

Mais de 300 mil pessoas por dia beneficiadas. A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Estado e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

Com a nova linha, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro da cidade, em 34 minutos. Os usuários poderão, ainda, deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna pagando apenas uma tarifa.