Líbios condenam matança de civis por milícias leais ao governo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2012 as 08:18, por: cdb

Trípoli é palco de protestos contra o bombardeio indiscriminado de milícias leais ao governo sobre a cidade de Bani Walid (noroeste), onde já morreram quase quatro dezenas de civis, segundo informações difundidas nesta terça (23).

Os protestos vêm acontecendo desde o fim de semana, depois que o chefe de Estado de fato, Mohamed Megarief, tentou chegar à localidade, mas desistiu devido à chuva de artilharia, incluídos foguetes reativos, disparados pelas milícias a partir de três posições diferentes.

Polícias e militares líbios com armas mantiveram os manifestantes longe da sede do governo provisório, após da ocupação do edifício no domingo passado para exigir o fim dos bombardeios.

Os manifestantes acusam asautoridades de massacrar civis de maneira indiscriminada, exigem o fim imediato da ofensiva de quase uma semana e o início de negociações com a população, cuja segurança deve ser garantida.

Esta manhã mais tropas e caminhões com rampas de lançamento de mísseis estavam se concentrando nas proximidades de Bani Walid, cidade que aqueles que resistem se negam a entregar àquelas que qualificam como “milícias sem lei”.

Depoimentos sobre matanças de partidários do assassinado líder líbio Muamar Kadafi e represálias violentas contra seus partidários alimentam as preocupações dos residentes em Bani Walid, que temem uma carnificina se os milicianos os surpreenderem desarmados.

Fonte: Prensa Latina

 

..