LG Electronics começa a aceitar pedidos para TVs de nova geração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 as 10:31, por: cdb
Atualizado em 14/11/16 21:39
A LG Electronics e a Samsung apresentaram um ano atrás televisores OLED com telas de 55 polegadas
A LG Electronics e a Samsung apresentaram um ano atrás televisores OLED com telas de 55 polegadas

A LG Electronics começou a aceitar nesta quarta-feira pedidos para televisores com telas de diodos orgânicos emissores de luz (OLED), na esperança de superar a rival Samsung Electronics na nova geração de tecnologia televisiva, que pode mudar o mercado das telas eletrônicas.

A LG Electronics e a Samsung apresentaram um ano atrás televisores OLED com telas de 55 polegadas e com preços que devem ser cinco vezes mais altos que os dos aparelhos concorrentes dotados de telas de cristal líquido (LCD), e os novos modelos devem chegar às lojas no mês que vem.

Vista como o futuro das telas nos bens eletrônicos de consumo, a tecnologia OLED oferece consumo de energia menor e imagens de contraste mais alto que as das telas LCD, além de espessura tão pequena que futuros aparelhos poderão ser dobráveis como folhas de papel.

A LG Electronics, segunda maior fabricante mundial de televisores, anunciou que começaria a entregar os novos modelos a partir do começo de fevereiro, e que eles estariam à venda em 1,4 mil lojas da Coreia do Sul.

Os novos modelos serão lançados nos Estados Unidos, Europa e outros mercados asiáticos no primeiro trimestre de 2013.

Na Coreia do Sul, o televisor de 55 polegadas custará 11 milhões de wons (US$ 10,3 mil ), quase quatro vezes mais caro que o modelo LED e cerca de cinco vezes mais caro que os modelos LCD convencionais.

O anúncio de lançamento dos televisores OLED contribuiu para a alta de 5,4 %  das ações da LG Electronics nesta quarta-feira, o maior avanço percentual em cinco meses.

A LG Display, que produz as telas OLED usadas nos aparelhos da LG Electronics, também registrou alta, de 1,8 %.

As projeções indicam que as vendas mundiais de televisores OLED devem disparar de 50 mil unidades neste ano para 1,7 milhão em 2014, de acordo com o grupo de pesquisa DisplaySearch. Esse total representa apenas uma pequena fração dos 250 milhões de televisores de todos os tipos que devem ser vendidos no mundo em 2013.

– O lançamento tem significado principalmente simbólico, mostrando que a LG tem a tecnologia pronta para o mercado antes de qualquer um de seus rivais – disse a analista Sophia Kim, da Woori Investment & Securities.