Leitura entre o público adulto é incentivado pelo Sesc-Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de setembro de 2003 as 15:19, por: cdb

A difusão, o incentivo e a promoção da leitura são os principais objetivos do projeto Compartilhando Leituras, que o Serviço Social do Comércio do Rio (SESC/RJ) encerra hoje em seu auditório, em parceria com o Programa de Formação de Leitores-Leia Brasil, considerado pelo Ministério da Educação o mais importante do gênero no país.

A coordenadora do projeto, Maria José Gouvêa, da Gerencia Sócio-Educativa do SESC/RJ, informou que o Compartilhando Leituras visa a incentivar a leitura junto ao público adulto, composto de profissionais do setor, como professores do ensino fundamental e médio, bibliotecários e estudantes, trabalhando temas tratados nas revistas do Leia Brasil publicadas no ano passado.

Aberto nesta quarta-feira, o evento faz, nesta 2ª edição de 2003, um verdadeiro mergulho no mundo das águas, apresentando o tema sob formas variadas, entre as quais leitura de poesias, performances, música, fotografia e contadores de histórias. A idéia é preencher o espaço existente em termos de leitura, de modo a ampliar o número de leitores no Brasil. Segundo pesquisa do Ministério da Educação, apenas 34% dos estudantes do ensino fundamental têm o hábito da leitura. Já entre os executivos, o número dos que não lêem e não escrevem um memorando é de 50%, segundo pesquisa efetuada pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan).

Outro estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Motivacional em sete cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Ribeirão Preto), diagnosticou índices abaixo de 30% de leitura entre os jovens. Salvador é a campeã da leitura, com 39%, enquanto o Rio de Janeiro e São Paulo aparecem dentro da média nacional, que é de 25%. A pesquisa mostra, ainda, que o hábito da leitura se concentra nas classes A e B da população.

Maria José Gouvêa disse que o projeto Compartilhando Leituras, criado dentro do programa Tecendo o Amanhã, do SESC/RJ, foi iniciado em agosto passado com o tema “diferenças”. A meta é dar continuidade ao projeto em 2004, sempre a partir da parceria firmada entre o SESC/RJ e o Leia Brasil, que já está lançando revistas com novos temas, como amizade, viagens e sonhos, para serem trabalhados posteriormente. Nos dias 8 e 9 de outubro, acontecerá a 3a.edição do projeto, que terá como tema o “medo”. Desejo e lixo são os assuntos centrais das edições de novembro e dezembro próximos, revelou Maria José Gouvêa.