Lançamento agita mercado de smartphones

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de dezembro de 2007 as 12:35, por: cdb

A ASUS vai lançar, até o final de janeiro deste ano – conforme prevêem observadores deste mercado -, o M930W, um smartphone com cara e funcionalidades de um PDA. Ele tem duas telas, uma menor do lado de fora, e a tela principal no interior. A câmera digital de 3.2 megapixels tem foco automático. Do lado de fora o ASUS M930W tem um teclado alfanumérico e do lado de dentro um teclado QWERTY.

O celular é um triband GSM (900/1800/1900 Mhz), GPRS, EDGE, 3G (2100 Mhz) e 3G HSDPA com 3.6 Mbps. O M930W também tem Wi-Fi, Bluetooth 2.0, porta Mini USB 1.1 e uma entrada para cartões Micro SD. Ele roda Windows Mobile 6 Professional e tem 256 MB de cor ROM e 128 MB de cor RAM. O preço e a data exata do lançamento ainda não foram informados pela ASUS.

Concorrente

Para se contrapor ao concorrente, a operadora norte-americana Verizon Wireless começa a comercializar, também em janeiro, on-line (para os EUA), o smartphone Treo 755p da Palm. O sucessor do Treo 700p deverá chegar às lojas da operadora norte-americana no próximo dia 7. Segundo a Verizon, o Treo 755p apresenta várias novidades em relação à versão anterior do smartphone, entre as quais se destaca a compatibilidade do programa Microsoft Exchange ActiveSync para tecnologia Direct Push, um design mais suave, a antena interior e um touch screen de alta resolução.

Outras características são teclado QWERTY, uma câmara digital de 1.3 megapixels e até quatro GB de memória expansível além do já habitual browser de Internet, cada vez mais presente nos smartphones actuais. O dispositivo destina-se sobretudo a utilizadores empresariais e vem com o sistema operativo Palm, compatível com as principais aplicações do Microsoft Office. Em relação a aplicações da Microsoft, destaque também para a introdução da tecnologia Exchange ActivSync que permite ir buscar ao computador pessoal informações de e-mail ou agenda, bastante útil para os utilizadores que se destina.