Lady Gaga domina Brit Awards

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 as 11:30, por: cdb

A artista glam pop Lady Gaga foi a grande vencedora da 30a edição do Brit Awards, na terça-feira, com três troféus recebidos no mais tradicional prêmio musical da Grã-Bretanha.

Há cinco anos o prêmio não era dominado por um estrangeiro. Vestindo uma peruca fantasmagórica-carnavalesca e um sumário vestido de renda, Gaga recebeu os troféus pelas três categorias em que havia sido indicada: melhor artista solo feminina internacional, revelação internacional e melhor álbum internacional (The Fame).

A cantora, que lidera as paradas musicais britânicas há um ano, dedicou um estranho número ao vivo ao estilista Alexander McQueen, morto nesta semana.

– Muito obrigado por acreditarem em mim –, disse aos fãs.

A boy band britânica JLS, segunda colocada no programa de calouros The X Factor em 2008, coroou um ano de sucesso com dois prêmios — melhor grupo britânico e melhor single britânico (Beat Again).

Lilly Allen foi escolhida a melhor artista feminina britânica, e Dizzee Rascal foi o melhor artista masculino nacional, consolidando sua transição de rapper para ídolo pop, com forte influência do house nos seus três compactos que chegaram à liderança – Dance Wiv Me, Holiday e Bonkers.

O rapper norte-americano Jay-Z ganhou o troféu de melhor artista solo masculino internacional, e apresentou uma versão forte do seu hit “Empire State of Mind,” com Alicia Keys.

Jay-Z ganhou milhares de novos fãs na Grã-Bretanha em 2008 quando se tornou o primeiro artista do rap a ser convidado com destaque para o festival de Glastonbury, habitualmente roqueiro.

– Provamos que o hip hop pode tocar em qualquer lugar do mundo –, disse Jay-Z.

O evento, criticado no passado por não reconhecer artistas de fora das grandes gravadoras, reúne executivos, artistas e agregados para celebrar os sucessos do ano que passou no Earls Court, em Londres.

– Vinte minutos de entretenimento arrastaram um programa de duas horas –, brincou o apresentador e comediante Peter Kay.

A despeito da noite úmida e fria, centenas de fãs se aglomeraram em frente ao local da festa para tentar espiar seus ídolos.