Laboratório do Povo de CG vai acabar com exigência de marcação de exames e agilizar entrega de resultados

Arquivado em:
Publicado Quarta, 18 de Abril de 2012 às 06:20, por: CdB

Com a inauguração do Laboratório do Povo, na próxima terça-feira, 24, em Campina Grande, os usuários do SUS não terão mais que marcar os exames laboratoriais e os resultados serão recebidos em 24h ou, no máximo, 48 horas, de acordo com a complexidade do exame. “No momento da consulta, caso o paciente receba a solicitação de exame, ele não necessitará mais da marcação e poderá se dirigir imediatamente ao posto de coleta de sua referência”, como explica a secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros.

Além de funcionar no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), Serviço Municipal de Saúde, na Prata, e Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto, no centro, o Laboratório do Povo terá dez postos de coleta em diversos pontos da cidade, incluindo o Centro de Saúde de São José da Mata e a Unidade Mista de Galante.

Assim como acontece nos planos de saúde privados, as pessoas realizarão os seus exames de sangue, fezes e urina imediatamente após a prescrição médica, sem a necessidade de marcação, garantindo assim mais agilidade no atendimento.

A capacidade do Laboratório do Povo poderá ser superior aos aproximadamente 100 mil exames realizados mensalmente, diante da tecnologia e modernidade dos equipamentos, que garantem maior agilidade nos resultados e no diagnóstico, beneficiando os cidadãos e cidadãs campinenses, explicou a secretária Tatiana Medeiros.

A implantação do Laboratório do Povo faz parte do processo de revitalização dos laboratórios municipais e visa à melhoria da qualidade do serviço oferecido à população, informou a gerente de Assistência Farmacêutica do município, Luana Couto.

No mês passado, os profissionais que trabalham nos laboratórios foram treinados para realizar a coleta a vácuo, sistema utilizado pelos maiores laboratórios do Brasil e que oferece a vantagem de uma coleta rápida e com a quantidade exata de sangue do paciente. Além disso, o sistema é descartável, garantindo uma coleta mais segura e minimizando os riscos de contaminação, explica ela.

No projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde para o Laboratório do Povo, constam também postos de coleta na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e no Hospital da Criança e do Adolescente, que serão inaugurados nos dias 12 e 31 de maio, respectivamente.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo