Kevin Spacey inicia carreira à frente de famoso teatro britânico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de setembro de 2004 as 13:42, por: cdb

O astro de Hollywood Kevin Spacey iniciou na terça-feira sua nova carreira criativa na direção do The Old Vic, um dos teatros mais famosos da Grã-Bretanha, e o público foi orientado pelo próprio ator a se comportar bem.

O ator duas vezes premiado com o Oscar, que primeiro se apaixonou pelo histórico Old Vic quando tinha 7 anos de idade, em visita à Inglaterra, inaugurou sua direção do teatro com a peça “Cloaca”, da dramaturga holandesa Maria Goos e direção dele.

Spacey fez manchetes de antemão por instruir o público para que desligue seus celulares quando estiver no teatro, celebrizado por Laurence Olivier, Peter O’Toole e Richard Burton.

“(The Old Vic) é uma área sem telefone”, disse ele. “Para mim, se as pessoas não sabem se comportar, elas não devem vir ao teatro.”

Ele confessou também ficar furioso com “pessoas que abrem barras de chocolate achando que, se as abrirem devagar, isso será menos irritante do que se o fizerem rápido.”

Mas na noite de abertura de um dos grandes marcos do mundo teatral londrino Spacey era todo sorrisos, dizendo à televisão BBC “não poderíamos ter desejado uma abertura melhor”.

Indagado por que escolheu a peça holandesa relativamente desconhecida para lançar sua carreira de diretor artístico do Old Vic, Spacey respondeu: “Acho que será uma peça na qual as pessoas vão se reconhecer, seja qual for seu país de origem, porque ela diz respeito à amizade. Todos nós temos amigos.”

Spacey, que recebeu Oscar por seus papéis em “Os Suspeitos” e “Beleza Americana”, se disse feliz pelo fato de o glamour de Hollywood fixar-se no Old Vic.

“Se for útil o fato de eu ter feito sucesso no cinema, então espero que seja útil no sentido de me transformar em ímã que atraia as pessoas ao teatro”, disse ele.

O próprio Spacey será visto no palco do teatro duas peças mais tarde nesta temporada. Além disso, ele já conseguiu um feito interessante em termos de escolha de elenco.

Ian McKellen, que foi o mago Gandalf na premiada trilogia “O Senhor dos Anéis”, vai aparecer no palco do Old Vic no Natal no papel de uma mulher, numa pantomima natalina.

Ele fará o papel da Viúva Twanky numa versão da clássica pantomima sobre Aladim, tirada das Mil e Uma Noites.

Spacey espera levar produções do Old Vic para os Estados Unidos, mas deixou claro que sua carreira no cinema não acabou, longe disso.

“Essa decisão não deve ser interpretada de maneira alguma como um abandono de meu país”, disse ele, falando da decisão de aceitar o cargo de direção do Old Vic.