Kerry mantém um ponto de vantagem sobre Bush

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 10 de outubro de 2004 as 14:35, por: cdb

O candidato democrata John Kerry ficou um ponto percentual à frente de seu concorrente George W. Bush após o segundo debate, realizado na sexta-feira, entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Zogby publicada no domingo.

O apoio a Kerry e a Bush manteve-se estável após o debate, com o senador por Massachusetts sustentando uma liderança de 46 ante 45 % de Bush.

A vantagem de Kerry está dentro da margem de erro, e a disputa acirrada na fase final da campanha faz lembrar bastante a eleição de 2000, quando Bush venceu por pouco o democata Al Gore, disse o perito em pesquisas John Zogby.

– Isso se parece tanto com 2000 que é assutador – afirmou Zogby – Ainda há muita campanha. Lembre-se que em 2000, a liderança mudou várias vezes em outubro.

A pesquisa com 1.216 prováveis eleitores foi realizada de quinta-feira a sábado e tem uma margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O último dia da pesquisa foi posterior ao debate, mas mostrou pouca mudança na disputa.

Na sexta, Bush e Kerry discutiram a respeito do Iraque e impostos durante o encontro de 90 minutos, e ambos se saíram bem. Bush foi mais agressivo que no primeiro debate, mas as pesquisas subsequentes mostraram que o vencedor foi Kerry.

A pesquisa nacional mostrou uma crescente diferença de preferência entre os sexos. Bush lidera entre homens por 50 % contra 43, enquanto Kerry é o preferido entre as mulheres, com 49 frente a 40 % .

Sete por cento dos eleitores se mostraram indecisos menos de quatro semanas antes da eleição, que será realizada em 2 de novembro. Mas apenas 16 por cento dos indecisos dizem que Bush merece ser reeleito.