Juros podem chegar a 3% em 2004, diz Alencar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de dezembro de 2003 as 22:00, por: cdb

O vice-presidente da República, José Alencar, disse nesta segunda-feira, depois de participar de cerimônia com representantes religiosos de todo o país, no Palácio do Planalto, que os juros reais no Brasil podem chegar a 3% ao ano em 2004.

– Mesmo assim ainda será uma das maiores do mundo – reclamou. Segundo Alencar, mesmo que a taxa básica de juros caia, os juros no Brasil ainda são um problema quase cultural. Mais uma vez Alencar fez questão de dizer que os juros no país ainda estão muito elevados.

Segundo ele, as políticas econômica e fiscal conservadoras são necessárias, mas não a ponto de sacrificar o país por meio de superávits primários elevados. “O que nós não podemos é permitir que, de um lado, sejamos tão rigorosos com a política fiscal, e de outro tão perdulários com relação aos juros”, disse.

– Os juros estão caindo, mas precisam cair mais a uma taxa compatível com a taxa praticada nos países com os quais temos que competir – diz.

Apesar da avaliação, Alencar está otimista. “Nós vamos entrar em 2004 numa situação infinitamente superior àquela que nós entramos em 2003”, afirmou.