Juiz de Fora registra redução de 96% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2011

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:24, por: cdb

JUIZ DE FORA – 27/2/2012 – 18:19

Juiz de Fora registra redução de 96% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2011

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora registra redução de 96% no número de casos confirmados para a dengue no município, em relação a este mesmo período no ano passado. Do início de 2012 até esta segunda-feira, 27, foram registradas 74 notificações para a doença, dessas, oito casos foram confirmados, 27 descartados e 39 estão aguardando resultado. Em comparação ao ano passado, neste mesmo período, o município registrava 290 notificações, 186 casos confirmados e 91 descartados.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, além da redução considerável no número de casos confirmados para a dengue no município neste período, não está havendo concentração de casos confirmados para a doença em áreas específicas da cidade, como ocorrido em anos anteriores. Mas o profissional alerta que a prevenção e o combate ao Aedes aegypti devem ser mantidos, uma vez que o período crítico para a doença acontece a partir de março.“Mesmo com a redução dos casos de dengue nesta 8ª semana epidemiológica, a população deve manter as ações de limpeza dos reservatórios que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros para o mosquito da dengue, assim como adotar medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti.” Ele lembra, ainda, que “comprovadamente, 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão no interior das residências”.

Os oito casos de dengue confirmados em Juiz de Fora são referentes aos bairros Carlos Chagas, Santa Terezinha, Borboleta, Vila Ideal, Novo Triunfo, Cascatinha, Santa Luzia e Humaitá, sendo registrado um caso em cada bairro. A Secretaria de Saúde informa, também, que a partir de agora, os boletins epidemiológicos sobre a dengue na cidade serão divulgados todas as segundas-feiras no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) (www.pjf.mg.gov.br).

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 / 7389.
SECRETARIA DE SAÚDE