Judoca João Derly avalia mudança para a política

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 09:37, por: cdb

Fora do tatame por conta de cirurgias, e sem chances de brigar por uma vaga na Olimpíada de Londres, o judoca João Derly avalia atualmente o convite para ser candidato a vereador em Porto Alegre (RS) nas eleições em outubro. O bicampeão mundial no meio-leve (até 66 kg) foi convidado pela deputada Manuela D’Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul, pré-candidata à Prefeita de Porto Alegre.

 “Há muito tempo que ela me chama para entrar na política, pois acha que eu posso fazer um bom trabalho. Pode ser uma coisa boa para mim. É uma função que tem a ver com gestão, algo que penso para quando parar de lutar”, afirmou o judoca.

Derly e Manuela se conheceram anos atrás, pois o esporte, de acordo com a deputada federal, sempre foi uma das suas áreas de atuação. A presença em eventos em Porto Alegre acabou aproximando os dois.

No ano passado, o judoca comentou com Manuela que tinha vontade de atuar mais na área social. Com algumas conversas, a deputada sugeriu ao atleta o cargo de vereador. “O PC do B é um partido que sempre esteve envolvido com o esporte. É o responsável pelo Ministério do Esporte, sob o comando do Aldo Rebelo. Acho que posso contribuir com o meu país”, disse Derly.

Manuela D’Ávila elogia o judoca: “O João é um homem de valores, que tem consciência da realidade, que já atua na transformação social, principalmente com ações voluntárias. Portanto, ele pode ser na política o que já é na vida. Bons políticos são boas pessoas. Não se inventa um personagem. A política é uma ferramenta que temos para mudar a vida das pessoas para melhor e o João Derly vem mostrando isso ao longo dos anos”.

Enquanto não define se aceita o convite, Derly, agora no peso-leve (até 73 kg), faz fisioterapia por causa de duas cirurgias no joelho esquerdo, e uma no direito, realizadas em 2009 e 2010. Ele se dedica ao projeto social que criou em Porto Alegre e cogita fazer sua despedida no Mundial do Rio, em 2013.

De Brasília
Com agências

 

..