Judô: Delegações do Brasil e Japão chegam em Salvador para o Mundial por Equipes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de outubro de 2012 as 12:10, por: cdb

As seleções do Brasil e do Japão foram as primeiras a desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador para a disputa do Campeonato Mundial por Equipes, que acontecerá neste fim de semana, dias 27 e 28, na capital baiana em uma arena montada em frente ao Gran Hotel Stela Maris, com entrada franca. Os japoneses já foram quatro vezes campeões do mundo no masculino e são bicampeões no feminino. O Brasil conquistou quatro pratas e um bronze na disputa entre os homens e as mulheres buscam uma medalha inédita.

Judô
Judoca é recepcionado por anfitriã baiana em Salvador

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, o peso pesado Rafael Silva destacou Japão, Rússia e França como os principais adversários do Brasil no Mundial. “Vamos contar com o fator torcida, o que num evento por equipes faz muita diferença. Além disso, acho que estamos neste evento com uma equipe renovada e bastante forte”, afirmou Rafael Silva.

Tradicionalmente disputado no formato individual, o judô é transformado em esporte coletivo nas disputas por equipes. Das sete categorias olímpicas individuais, apenas cinco lutam neste modelo (não há ligeiro nem meio-pesado). A cada rodada, todos os cinco pesos se enfrentam e a vitória vale um ponto. Não há empate (se o tempo regulamentar acabar empatado, há prorrogação com morte súbita “golden score” e, em seguida, decisão dos juízes).

O sábado está reservado para a disputa feminina, a partir das 9h. Além do Brasil, competem, Japão, China, Mongólia, Coréia, Rússia, França, Alemanha, Turquia, Cuba, México, Ucrânia, Estados Unidos, Argélia, Argentina e Grã Bretanha. No domingo, também às 9h, será a vez dos homens entrarem em ação. O Brasil terá como adversários pelo ouro Japão, Uzbequistão, Mongólia, Coréia, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Cuba, França, Estados Unidos, Argélia, Argentina, Grã Bretanha, China e Venezuela.

O Mundial por Equipes foi criado em 1994 e teve a primeira edição em Paris, na França. A capital francesa também recebeu as edições 2006 e 2011. Os demais mundiais por equipe aconteceram em Osaka (JAP/1997), Minsk (BIE/1998), Basileia (SUI/2002), Pequim (CHN/2007), Tóquio (JAP/2008) e Antália (TUR/2010).

O japonês Masashi Nishiyama, terceiro colocado em Londres 2012, colocou a seleção nipônica como favorita para o título. “Fomos convocados logo após os Jogos e viajamos de muito longe para não querer menos do que a medalha de ouro. O Brasil é um rival forte, mas, vamos fazer o possível para vencer”, disse Nishiyama.