Jovens se mobilizam por trabalho voluntário em 300 cidades

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 28 de abril de 2007 as 14:40, por: cdb

Cerca de 120 mil jovens de todos os estados brasileiros vão debater e desenvolver, neste fim de semana, ações relacionadas aos Oito Objetivos do Milênio. O objetivo da mobilização, que está sendo realizada em 300 cidades brasileiras, é comemorar o Dia Global do Voluntariado Jovem.

A data é comemorada no Brasil há oito anos e tem sido coordenada pela organização não-governamental ONG) Natal Voluntário. De acordo com a presidente da ONG, Mônica Mac Dowell, a idéia é valorizar a iniciativa dos jovens que já desenvolvem atividades voluntárias no Brasil e, ao mesmo tempo, mobilizar uma nova geração para essas ações.

Entre os Objetivos do Milênio, o meio ambiente deverá ser o principal tema em debate neste ano.

– A proposta é fazer com que o jovem identifique na sua comunidade os problemas e as soluções que podem propor por meio de uma ação voluntária. Então, temos ações como plantio de mudas e uso racional da água e da energia – disse Mônica.

Ela informou que outros temas relacionados à educação e à saúde também serão debatidos e desenvolvidos entre os jovens neste ano. O Nordeste é a região que vai desenvolver mais ações (541), seguido pelo Sudeste (323) e peloSul (149).

O jovem Genildo de Oliveira, de 22 anos, é um dos participantes da mobilização em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Genildo conta que faz atividades voluntárias há sete anos e participa do encontro desde 2003. “Estou dedicando meu tempo livre para levar um pouco do meu conhecimento aos que necessitam e, ao mesmo tempo, incentivando outras pessoas a fazer o mesmo.”

Para ele, o trabalho voluntário pode contribuir para acelerar as mudanças sociais no país.

– Quando a iniciativa parte de diversos setores da sociedade, o resultado vem mais rápido -afirma Genildo.

Segundo Mônica Mac Dowell, o aumento do interesse do jovem brasileiro pelo trabalho voluntário mostra que a visão sobre a responsabilidade da sociedade nessas questões mudou.

– Não dá mais para ficar esperando que os problemas sejam solucionados pelos outros, ou pelos governos. As pessoas têm que transformar sua indignação em ação concreta, e o voluntariado é uma grande possibilidade para isso – conclui.

O Dia Global do Voluntariado é comemorado sempre no mês de abril desde o ano 2000. A data é lembrada em 120 países.

O jovem que queira participar deve ser inscrever no site www.diaglobal.org.br.