Jovens mostram habilidades com o violão no Música Depois da Missa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de março de 2012 as 05:06, por: cdb

Um projeto criado há alguns anos pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves revela frutos que podem chegar a ser ícones da música piauiense. Quatro jovens que começaram a tocar através do “Violão na Escola” formaram o Quarteto Vivace, e se apresentam neste domingo (18), às 11h no Palácio da Música, dentro do Música Depois da Missa. A entrada é gratuita.

O projeto Música Depois da Missa é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem como objetivo incrementar as manhãs de domingo, logo após as missas, com atrações culturais de qualidade e, o melhor de tudo, gratuitamente. Todas as semanas, dezenas de pessoas comparecem ao evento para desfrutar apresentações de grandes músicos. O Palácio da Música fica localizado no cruzamento das ruas Treze de Maio e Santa Luzia, N° 1241, centro.

Raphael Augusto (13 anos), Paulo Henrique (16), Mauro Alves (15) e Cláudia Marina (16) estão no projeto Violão na Escola desde agosto de 2008. No fim de 2009, eles fizeram a façanha de aprender, em menos de um mês, mais de 10 músicas para entrar na Orquestra de Violões.

O projeto Violão na Escola faz com que os alunos adquiram conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental do violão. Além de fornecer a instrução musical, facilita o desenvolvimento do aluno e melhora o desempenho acadêmico através da música.

A partir de então, Raphael, Paulo, Mauro e Cláudia, decidiram se apresentar com um repertório contendo arranjos variados que vai da música folclórica à popular e erudita. Neste ano de 2012, destacaram-se no CIVEBRA (Curso internacional de verão da Escola de Música de Brasília) participando da Orquestra de Violões, do violão popular e erudito.

Em seu repertório, encontram-se músicas como Mercedita, de Ramon Xisto Rios (Arranjo de Duda Goldani), Pequena Serenata Noturno, de Wolfang Amadeus Mozart, Primavera, de Vivaldi, Agua e Vinho, de Egberto Gismonti, Ainda Me Recordo, Já Te Digo e Diplomata, de Pixinguinha (Arr. João Ferreira), Canários, de Gaspar Sanz (Arr. Erisvaldo Borges), Premiere Gymnopedie, de Erik Satie (Arr. Pilar Acosta), Eleanor Rigby, de Lennon E McCarteney (Arr. João Leonardo), entre outros solos.