Jovens do estado do Rio de Janeiro se preparam para Rio+20

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 14:38, por: cdb

Asmobilizações para a Conferência das Nações Unidas sobre DesenvolvimentoSustentável (Rio+20) já começaram. No Rio de Janeiro, estado que sediará o eventomundial, ativistas realizarão, de 12 a 15 de abril, o 1° Encontro de Formação de Jovens Rumo à Rio+20: Olhares da Juventude. Oencontro está marcado para ocorrer na cidade de Armação de Búzios com aparticipação de jovens de várias regiões do estado.

CaioLisboa, integrante do Coletivo Búzios Jovem e um dos organizadores do evento,explica que a intenção é reunir as juventudes do Rio de Janeiro para discutirsobre a Rio+20 e os temas que estão na pauta da Conferência internacional, comoerradicação da pobreza, economia verde e governança global. “O jovem tem queestar envolvido para fortalecer o debate, inserir a juventude no debate”,comenta.

Aexpectativa, de acordo com ele, é que o Encontro consiga reunir cerca de 150jovens de todo o estado. Durante quatro dias, participarão de formações,mobilizações e articulações para a Rio+20. “É um evento preparatório. Vamostraçar metas, objetivos, planejar, refletir [sobre a Conferência das NaçõesUnidas] para mobilizar em ações”, afirma.

Caioreforça a importância da atuação da juventude neste momento. De acordo com ele,a Rio+20 acontece quando ainda “há pouco o que celebrar”. Caio lembra que, 20após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento(ECO92), muitas metas estabelecidas naquele momento ainda não forma cumpridas.”A discussão entrou em pauta, mas ainda há muito a se fazer. Precisamos debateros ‘buracos’ não cumpridos”, observa.

Paraisso, a participação da juventude, na visão do integrante do Coletivo BúziosJovem, é fundamental, já que os efeitos das ações de hoje serão sentidos nofuturo. “A importância da juventude [nesse espaço de discussão] é primordial. O‘futuro é nosso’, as ações podem nos prejudicar diretamente no futuro”,comenta.

O Encontro

O1° Encontro de Formação de Jovens Rumo àRio+20: Olhares da Juventude acontecerá entre os dias 12 e 15 de abril noCentro Municipal de Educação Integrada (Cemei), em Búzios (como também échamada a cidade), no Rio de Janeiro. Durante os quatro dias, as/osparticipantes terão a oportunidade de trocar experiências, além de discutirsobre o papel da juventude na Rio+20 e na Cúpula dos Povos e traçar ações para oseventos. À noite, o momento de integração será na Praça Santos Dumont.

Maisinformações em: http://olharesdajuventuderumoario20.blogspot.com.br

Rio+20

Duasdécadas depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e oDesenvolvimento (ECO92), presidentes e chefes de Estado e Governo de diversospaíses retornam ao Rio de Janeiro para debater sobre os planos na área dodesenvolvimento sustentável na Conferência das Nações Unidas sobreDesenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Oevento ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital do estado e secentrará em dois temas principais: “A economia verde no contexto dodesenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estruturainstitucional para o desenvolvimento sustentável”.