Jovens católicos apelam por emprego e educação em encontro com Papa

Arquivado em:
Publicado Quinta, 10 de Maio de 2007 às 18:18, por: CdB

Em discurso para uma multidão de 40 mil católicos, no Estádio do Pacaembu, Zona Oeste de São Paulo, o Papa Bento XVI reafirmou que a contenção do desejo sexual, entre solteiros e casados, é um caminho para a felicidade.

- Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e paz na medida em que souberdes fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte (símbolo) das vossas esperanças futuras -, disse.

Num evento que teve como foco a apresentação dos desafios que os jovens enfrentam na América Latina e no mundo, Bento XVI apelou em seu discurso, também à juventude para que não desperdice sua liberdade com os encantos do dinheiro, nem com os prazeres de "ambientes" onde o mal existe.
 
- Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo com senso de responsabilidade -, disse o líder da Igreja Católica.

- Da vida brota a liberdade que, sobretudo nesta fase, se manifesta como responsabilidade -, afirmou.
 
A falta de esperança e de sentido, o medo da violência e de ficar alheio aos acontecimentos, e a proliferação das drogas foram relacionados pelo Papa como expressões de um mundo onde a ambição por dinheiro e poder parece prevalecer.
 
- Um homem ou uma mulher despreparados para os desafios reais de uma correta interpretação da vida cristã do seu meio ambiente será presa fácil a todos os assaltos do materialismo e do laicismo (pensamento desligado da religião), sempre mais atuantes em todos os níveis -, disse.

O discurso do Papa teve um caráter mais universal do que local. Em uma das referências específicas à região, o Papa chamou os católicos da região à defesa da Amazônia contra a devastação ambiental e citou um verso do Hino Nacional Brasileiro em que diz que "nossos bosques têm mais vida".

Quando mencionou o nome do antecessor, João Paulo II, o público gritou "santo, santo".

O Papa é pop
 
Como se estivessem a espera de seu ídolo da música, cerca de 35 mil jovens participaram do encontro. O Papa Bento XVI ouviu apelos dos jovens católicos reunidos no Estádio do Pacaembu na noite desta quinta-feira para que a Igreja Católica ajude o país no combate ao desemprego e à melhoria da educação.
 
No microfone, alguns jovens falaram em nome de suas comunidades. Os discursos foram  marcados por denúncias sobre a exclusão social.

- Alguns jovens são arrastados para a criminalidade, narcotráfico e violência. Muitos adolescentes infratores são jogados na prisão, punidos com rigor, ficam marcados psicologicamente para o resto de suas vidas -, disse ao microfone um representante da Pastoral Carcerária.
 
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo