Jovem acusado de conspirar com ‘homem do sapato-bomba’ se apresenta à Justiça

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 4 de dezembro de 2003 as 11:56, por: cdb

Um jovem britânico de origem asiática, acusado formalmente de crimes de terrorismo e de conspirar com o chamado “homem do sapato-bomba”, compareceu nesta quinta-feira, no tribunal de Londres que ordenou a manutenção de sua detenção.


Sajid Badat, de 24 anos, foi preso no último dia 27 em sua casa em Gloucester (oeste da Inglaterra), onde a polícia encontrou uma pequena quantidade de explosivos.

Na audiência no tribunal de Bow Street (centro de Londres), o jovem se limitou a confirmar seu nome e endereço.

Badat, vinculado pelo Governo britânico à rede terrorista Al Qaeda, ouviu as três acusações apresentadas contra ele com base na Lei de Terrorismo do Reino Unido.

O jovem é acusado de conspirar de forma ilegal e intencional com Richard Reid, o chamado “homem do sapato-bomba”, e com outras pessoas com o intuito de provocar uma explosão.

As outras duas acusações contra Sajid Basat, que deverá comparecer ao tribunal penal londrino de Old Bailey no próximo dia 11 de dezembro, são referentes à posse ilegal de material explosivo.

Em dezembro de 2001, Reid, de nacionalidade britânica, tentou estourar os explosivos que estavam escondidos em seus sapatos quando viajava em um avião da companhia aérea americana American Airlines (AA).

Reid foi condenado no último mês de janeiro nos Estados Unidos a três prisões perpétuas.