José Dirceu critica preocupação excessiva com inflação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de setembro de 2004 as 14:58, por: cdb

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, criticou a preocupação de algumas pessoas com as pressões inflacionárias, mas ressalvou que sua opinião “não é (…) de quem tem o poder” de mudar os rumos das políticas econômicas nessa área. Dirceu foi o convidado do 1º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

– Muitos consideram que não há pressão inflacionária no país, que não há necessidade de se aumentar juros. Eu mesmo tinha a expectativa de que a taxa Selic chegasse a 13% em dezembro. Com o país retomando o crescimento, fiquei mais convencido disso. Como nós olhamos as pressões inflacionárias e elas são de preços administrados e de alimentos, que sofrem oscilações, eu não vejo onde está a pressão que pode colocar em risco o controle inflacionário do país. Mas (essa) não é opinião de quem tem o poder de tomar essa decisão-afirmou.

Dirceu também defendeu a construção de uma aliança popular-empresarial para manter o crescimento econômico. Segundo ele, existem alguns problemas de crescimento no país “que não são resolvidos somente no governo, no Parlamento ou só no partido. É necessária a participação de toda a sociedade”, concluiu.