José Dirceu: conversações com o PMDB foram retomadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de fevereiro de 2003 as 13:29, por: cdb

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse há pouco, ao sair de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, que o objetivo do encontro foi fazer um balanço da reunião com os governadores, e retomar as conversações com o PMDB.

Segundo José Dirceu, o presidente Lula quer a incorporação do partido à base do governo para garantir a aprovação das reformas no Congresso.

José Dirceu disse que não há cobrança por parte do PMDB em relação à participação do partido no governo. Segundo afirmou, o governo precisa de maioria estável na Câmara e no Senado para aprovar as reformas da Previdência e tributária.

Ele disse que mais de 60% do partido apoiou o presidente Lula no primeiro e no segundo turno e que, agora, o importante é avançar para um acordo com o PMDB como um todo. “À medida em que elegemos a mesa da Câmara e do Senado com apoio da base do governo, acredito há condições para avançar nas próximas semanas nesse processo de consolidação do apoio do PMDB ao governo”, afirmou.

O ministro da Casa Civil disse que José Sarney e os líderes do PMDB na Câmara e no Senado, a pedido do presidente Lula, vão consultar o partido e sugerir que seja realizada uma reunião antes do carnaval, no sentido de avaliar a proposta.