Jornalistas fazem exposição com fotos de pessoas que passam fome

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 25 de outubro de 2003 as 20:11, por: cdb

Os últimos quatro meses foram muito especiais para os jornalistas Xico Sá e Ubirajara Dettmar. Acostumados a acompanhar o dia a dia de brasileiros nos grandes centros urbanos, fatos da política nacional e, até mesmo, a rotina de presidentes da República, o repórter e o fotógrafo receberam uma missão muito especial: seguir o roteiro do programa Fome Zero no interior do Brasil para retratar, de forma realista, como é a rotina dos brasileiros que lutam todos os dias para conseguir um prato de comida.

O trabalho deu resultado e virou exposição, intitulada de ‘Nova Geografia da Fome no Brasil’, que está à mostra no térreo do Palácio do Planalto até o dia 27, próxima segunda-feira. O que se vê na exposição é o resultado da viagem dos jornalistas aos grotões mais distantes do país.
Em 45 painéis com fotos e textos, eles conseguem mostrar a cara dos brasileiros que passam fome.
 
– Nós pensamos nessa dupla do Xico Sá e do Dettmar como pessoas que pudessem contar a história da fome. Nós tínhamos muita dificuldade em mostrar às pessoas o que era a fome – comentou o ministro de Combate à Fome e Segurança Alimentar, José Graziano.

– Então, fizemos parceria com o Banco do Nordeste e contratamos esse jornalista e esse fotógrafo que percorreram os estados do Nordeste recolhendo depoimentos, fotografando lugares, identificando situações de privação – completou.