Jornalistas de assessoria debatem democratização da comunicação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 26 de agosto de 2001 as 15:58, por: cdb

A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas, Beth Costa, chega ao Recife na próxima quinta-feira a fim de participar do I Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Beth abre o Encontro com a conferência “O papel do jornalista de assessoria na democratização dos meios de comunicação”, dia 30 de agosto, às 19h30, no auditório do Senac.

Os jornalistas Boanerges Lopes, professor da UFRJ, Cláudio Amaral, da Comunic de São Paulo e Liseane Morosini, assessora de comunicação das pesquisa Social das Empresas – IPEA e colunista da revista Meio & Mensagem, completam o time de convidados de expressão nacional. Da terrinha, participam, como painelistas, os jornalistas Laurindo Ferreira, Sérgio Xavier, Ana Veloso, Patrícia Calazans, Ricardo Mello.
“A Linguagem na Era On Line” é o tema do Encontro, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, que tem por objetivo definir diretrizes de ação do sindicato para esse segmento, bem como propiciar a discussão de temas e conseqüente produção de teses para o 13° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessorias de Comunicação (Enjac 2001) e 3° Encontro Internacional de Assessorias de Comunicação do Mercosul (Enjac Sul), que acontecem de 27 a 30 de setembro, em Maceió. O Ejac também elegerá a delegação de Pernambuco ao Encontro Nacional.

Participam do encontro jornalistas que trabalham em Assesorias de Comunicação, sejam chefes ou chefiados, além dos profissionais free-lancer e estudantes de jornalismo. Também os jornalistas de imagem – repórteres fotográficos, cinematográficos e diagramadores que trabalham em assessorias também estão incluídos, uma vez que as relações de trabalho nas assessorias é, muitas vezes, mais difíceis do que nas redações de jornal e TV.

O I Ejac mobilizou empresas e instituições de relevância regional, imprescindíveis à sua realização a exemplo da operadora de telefonia celular TIM Nordeste, Assembléia Legislativa, prefeituras do Recife e do Jaboatão dos Guararapes, patrocinadores do evento. Conta, ainda, com o apoio do Shopping Tacaruna, Biscoitos Confiança e Café Recife.