Jornal uruguaio é invadido por funcionários

Arquivado em:
Publicado Domingo, 23 de Novembro de 2003 às 14:48, por: CdB

O jornal uruguaio La República, de propriedade do empresário argentino Federico Fasano, deixou de ser editado neste domingo pelo segundo dia consecutivo, e seu pessoal decidiu ocupar as instalações da publicação para protestar contra a demissão de oito empregados. O diário La República encabeça o grupo Multimedio Plural, de Fasano, que incluiu duas emissoras de rádio e um canal de televisão a cabo.

Os trabalhadores do jornal, que têm o apoio da Associação da Imprensa Uruguaia (APU) e da principal central operária do país (PIT-CNT), decidiram no sábado fechar a sala de máquinas, a redação e a administração do jornal na presença de um tabelião, e permanecer no interior.

Os meios de comunicação dirigidos por Fasano são próximos da esquerda, mas o secretário da central operária, Juan Castillo, de filiação comunista, afirmou que em todos eles os diretores "impedem" a formação de sindicatos. Representantes da direção do jornal e dos trabalhadores foram convocados para se reunir amanhã com a mediação do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para tentar chegar a uma solução.

Os diretores do diário ratificaram ontem a demissão dos oito empregados, o que segundo seus colegas de trabalho se deve a uma perseguição sindical.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo