Jornais do Líbano elogiam Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 6 de dezembro de 2003 as 09:32, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi destaque de primeira página em jornais libaneses neste sábado, que ressaltaram os aspectos políticos e comerciais da visita do líder brasileiro a Beirute.

O diário L’Orient Le Jour, escrito em francês, apresenta o discurso feito pelo primeiro-ministro libanês Rafic Hariri durante jantar na sexta-feira. Hariri destacou a “sabedoria” diplomática de Lula, que se aproxima de países árabes “ao mesmo tempo em que mantém boas relações com as grandes potências”.

A avaliação do primeiro-ministro libanês, no entanto, não é consensual entre analistas políticos. Nesta semana, por exemplo, o jornal inglês Financial Times publicou artigo no qual expressa a preocupação de que as posições políticas enfatizadas por Lula no Oriente Médio entrem em choque com a agenda de Washington.

O L’Orient Express também menciona a promessa feita por Lula ao Líbano de que o país pode contar com o apoio do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O jornal Daily Star, escrito em inglês, reservou manchete principal para a visita de Lula, destacando o apelo do líder brasileiro para que as nações em desenvolvimento formem um bloco forte para enfrentar a pressão das nações ricas na ONU.

Lula encerrou neste sábado sua visita ao Líbano com um passeio pela cidade histórica de Byblos, um sítio arqueológico milenar à beira do Golfo Pérsico. Sob sol forte, o presidente passeou entre as muralhas de pedra da cidade e ouviu a explicação sobre a origem do nome Byblos, que significa “papiro”. A denominação foi dada pelos gregos, que compravam papiro da cidade. Mais tarde, o nome deu origem à palavra “bíblia”.

Ainda pela manhã, no horário de Brasília, o presidente parte para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, terceiro país visitado na missão de nove dias ao Oriente Médio. Antes de voltar para o Brasil, no próximo dia 10, Lula deve ainda passar pelo Egito e pela Líbia.