Jiu-jítsu é tema de redação em núcleo de escolinhas de esportes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 15:01, por: cdb

Publicada em 19/04/2012, às 17h54

Por Janete Carvalho

Jiu-jítsu é tema de redação em núcleo de escolinhas de esportes

Elizabeth Nader

Alunos das aulas de Jiu-jítsu estão obtendo bons resultados em campeonatos de lutas

“Qual a importância das aulas de jiu-jítsu para você?” Ao escrever sobre este tema, 20 alunos da escolinha de esportes do núcleo de lutas, instalado na Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, participaram de um concurso de redação.

A premiação dos três primeiros colocados será nesta sexta-feira (20), a partir de 14h, com a entrega de medalhas. Um dos objetivos foi estimular a escrita e promover a reflexão sobre o esporte escolhido por aqueles estudantes de seis a 12 anos.

Resultados

Alunos de aulas gratuitas de Jiu-jítsu estão obtendo bons resultados em campeonatos de lutas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) oferece a oportunidade a adolescentes e jovens em aulas regulares às terças e quintas-feiras, de 13h às 17h, numa parceria com a Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, no Departamento de Educação Física.

Eles aprendem não só a lutar, como também conquistam disciplina, confiança e respeito, considerados valores básicos na vida em sociedade, considera o professor Alan Pôncio. O Jiu-jítsu é um sistema de luta corporal em que se procura imobilizar o adversário mediante golpes de destreza aplicados a pontos sensíveis do corpo. 

Essa arte marcial de defesa pessoal surgiu no Japão, no século XVI, tendo avançado mundo afora com técnicas de bater, dar pontapés, joelhadas e imobilizações junto com o uso de partes duras do corpo contra pontos vulneráveis do adversário. É considerada uma modalidade de luta superior a todos os demais estilos por ser o mais completo.

Jiu-jítsu dividi-se em:

1. Quedas (Ju-Dô)
2. Traumatismo / Atemí (Karatê-Jitsu)
3. Torções (Ai-ki-Jitsu)
4. Estrangulamentos
5. Pressões (Ai-ki-Dô)
6. Imobilizações
7. Colocação (Posição de combate, Momento de Ataque e esquiva)

Serviço:
Semesp oferece aulas gratuitas de Jiu-jítsu com o professor Alan: 3ª e 5ª, das 13h às 17h
Sala 107 – 1º andar do Departamento de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá 

Com edição de Deyvison Longui