Jeans se renova conforme idade de quem usa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de agosto de 2002 as 19:27, por: cdb

Uma ou outra mais fashion, independente e rebelde, torce o nariz para isso, mas a grande maioria acaba seguindo este padrão: uma moda sensual que insinua e revela o corpo, ou seja, muito decote, com calça justa ou larga, sempre abaixo da cintura. Este tipo de calça, tão popular por aqui, contrariou as tendências internacionais e acabou sendo lançado nos Estados Unidos e Europa. Hoje é reconhecido como “the brazilian jeans”. Finalmente o Brasil lança moda lá fora.

E como esse jeans é usado, misturado e produzido, segundo os editoriais das revistas internacionais. Calça super ampla, enorme, com cintura baixa, usada com salto, tanto stiletto (fino e alto), quanto plataforma ou anabela. Um contraste jamais imaginado. Na parte de cima, top curto, mostrando a barriga. Índigos leves e molengos (na verdade, fibras na base da viscose com tingimento índigo), em pantalonas confortáveis que passam do chic ao esportivo, dependendo do complemento.

Calça bem justa, com comprimento longo costuma ser usada com bota de bico fino, fazendo a linha gótica, o que nos remete aos roqueiros ingleses. Neste caso o jeans é escuro e complementado pelo preto com acessórios em prata.

Calça capri (mais curta), com boca que pode ser reta com pequena abertura lateral, ou “trompete” (joelho justo, com boca mais aberta). Os desfiles apresentaram muitas variações da capri, usadas inclusive com bota.

Calça básica de corte mais reto, um pouco mais curta, com bota ou mocassim, num look bem comportado, costuma ser usado com camisa de tricoline lisas ou listadinhas, com logotipos de brasões tradicionais. O clássico do Ralph Lauren que nunca sai de moda.

Calça justíssima até o joelho, abrindo bastante embaixo, com índigos estampados, bordados, aplicados e detonados, usada com acompanhamentos igualmente alternativos. Toda a campanha de Roberto Cavalli, o italiano, grande inovador do jeans feminino atual, está dentro desta modelagem.

Saias em indigo used, com marcas de desgaste, para tirar o ar de seriedade da saia reta “tipo secretária”. Podem ser usadas em situações mais formais, inclusive, complementadas com acessórios mais clássicos e meias opacas. Trench coat e jaquetas jeans inovam e ampliam o uso deste tecido versátil que convive bem em qualquer situação.