Jatos paquistaneses matam 26 membros do Talebã em Orakzai

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Março de 2010 às 06:13, por: CdB

Aviões de guerra paquistaneses bombardearam posições estratégicas do Talebã na região tribal de Orakzai, noroeste do Paquistão, nesta terça-feira, matando 26 militantes e destruindo alguns de seus esconderijos, disse um porta-voz do governo.

Uma região semi-autônoma, Orakzai é considerada um baluarte do chefe paquistanês do Talebã Hakimullah Mehsud, supostamente morto por um ataque aéreo dos EUA em janeiro. Militantes do Talebã nascidos no Paquistão buscam derrubar o governo do impopular presidente Asif Ali Zardari, apoiado pelos Estados Unidos.

O representante do governo na região, Asghar Khan, disse à Reuters que a aeronave realizou ataques em diversas partes de Orakzai. Ele disse que 26 militantes do Talebã foram mortos no bombardeio.

O Exército paquistanês aumentou recentemente as operações contra militantes em Orakzai.
Autoridades de segurança disseram que as forças mataram mais de 100 militantes em confrontos na semana passada, mas não houve verificação independente desses dados.

A ação paquistanesa contra militantes ao longo da fronteira afegã é vista como crucial para os esforços norte-americanos de trazer estabilidade ao Afeganistão, particularmente no momento em que Washington envia mais tropas para combater a violenta insurgência Talebã antes da progressiva retirada que se inicia em 2011.

Os dois aliados prometeram aumentar a cooperação no combate aos militantes durante dois dias de diálogos em Washington na semana passada, com os EUA prometendo acelerar os já atrasados pagamentos militares.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo