Jardim Botânico comemora 18 anos neste domingo com Teatro e Literatura

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 15:18, por: cdb

Neste domingo, 18/03, a partir das 10h, o Jardim Botânico, ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promove uma programação especial para comemorar os 18 anos de criação, cuja data oficial é 04 de março.A programação inclui teatro, feira de livros e curso de educação ambiental.

Às 10h, a Cia de Teatro Giralua de Artes apresenta o espetáculo Salve Terra. O espetáculo aborda sobre a necessidade da preservação do planeta, através de ações ambientais, com um texto que “fala sobre o dia que a terra parou de girar devido a grande quantidade de lixo que tampou sua boca e a deixou sem ar e então o personagem Fuso Confuso recebe a missão de salvar o planeta”. O texto é de Alessandro Brandão que também atua ao lado de Val de Castro.

Além do espetáculo, o público presente poderá participar do início do Projeto Livro Livre, que será realizado todos os domingos no Jardim. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a parceria das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, através do Jd. Botânico e de Agricultura.

O projeto tem por objetivo fazer a leitura circular pela cidade aumentando o acesso da população aos livros e possibilitando a troca dos mesmos, e consiste na doação ou troca de livros referentes ao excedente da reserva técnica da Divisão de Bibliotecas. Mais de 1.000 exemplares entre livros, revistas e gibis foram separados para o projeto. A Feira Livre do Mary Dota também é um ponto de realização do projeto, todas as quartas-feiras.

E dando continuidade à programação de aniversário do Botânico, na segunda-feira, 19/03, será dado o início ao cronograma de cursos do Centro de Educação Ambiental, quando começam as aulas do curso “Minha aula no Jd. Botânico: um espaço de ensino e aprendizagem” que faz parte da Programação da Formação Continuada, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação. O curso é direcionado para os professores da rede municipal de ensino. Mas de acordo com a direção do JB, novos cursos estão previstos abertos aos profissionais das redes estadual e particular.

Enfim, para Luiz Carlos Almeida, a comemoração desta data justifica-se devido à dedicação de toda a equipe responsável pelo Jardim Botânico que ao longo dos anos contando com apoio da administração municipal e iniciativa privada trabalha com o objetivo de trazer a população em geral para o espaço e trabalhar a necessidade da conscientização de que a preservação da natureza é importante para todos.

Aberto ao público todos os dias, das 8h às 16h30, inclusive aos sábados, domingos e feriados, o Jardim Botânico Municipal localiza-se na Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232, próximo ao Colégio Técnico Industrial (CTI-Unesp). O acesso é pelo Zoológico Municipal. O telefone de contato é 3281-3358.
 «