Itamar desiste de concorrer à Presidência do PMDB

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 9 de agosto de 2001 as 17:15, por: cdb

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, desistiu de disputar a presidência do PMDB. A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira, pelo presidente do partido, Maguito Vilela (GO).

Maguito leu, no plenário do Senado, uma carta de Itamar anunciando a decisão. Itamar admite que sua candidatura não conseguiu unir os peemedebistas.

No documento, o governador mineiro diz que “tentativas insólitas de aliciamento de correligionários nossos pelos representantes do Palácio do Planalto, práticas que desfiguram o sistema republicano e abastardam a vida partidária acumuladas com a situação de dificuldade em que vive o Brasil e a incerteza do rumo a que as coisas estão sendo conduzidas, levaram-me a pugnar pela suprema direção do partido tornando explícito meu propósito de afastá-lo dos esquemas governamentais para colocá-lo em sintonia com as mais legítimas aspirações do povo brasileiro”.

Ele conclu que os resultados da aproximação com o governo federal “são nefastos” e as conseqüências sobre o partido “danosas”.

Disse ainda que teme que a divisão – ou “cizânia”, como ele prefere chamar seja fatal para o partido