Itabuna elegeu delegados e propostas na Consocial Estadual

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 14:26, por: cdb

Itabuna elegeu delegados e propostas na Consocial Estadual

A 1ª Consocial contou com aproximadamente 400 pessoas credenciadas e 326 delegados votantes, oriundos de cerca de 90 municípios que enviaram seus delegados. Para a Coordenadora Executiva da 1ª Consocial/Itabuna, Rita Barros a representação itabunense participou com expressividade da Conferência Estadual, tendo êxito na aprovação de várias das suas propostas, que serão levadas à etapa nacional.

Rita destacou também o papel da Prefeitura Municipal de Itabuna ao apoiar a realização das diversas conferências no município, a partir da participação popular, consolidando o interesse do Poder Público para o fortalecimento da democracia. Durante a etapa municipal, realizada no ano passado, Itabuna realizou uma das maiores conferências do Estado, contando com um público de 368 participantes, quando elegeu 12 delegados que representaram o município em Salvador.

Para a Conferência Nacional em Brasília, o município elegeu a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação – CME de Itabuna, Maria Lúcia Tourinho Bittar Santos para o segmento dos Conselhos de Políticas Públicas; No segmento da Sociedade Civil, o sindicalista Joab Alves Batista e no segmento governamental, a assessora de gabinete da Secretaria de Planejamento e Tecnologia, Maria Rita de Barros Santana. 

Com relação às propostas aprovadas pela plenária da Conferência, observou-se grande aprovação das pertencentes ao eixo “IV” que propiciou o debate sobre os “Mecanismos para a Prevenção e o Combate à Corrupção”, evidenciando a preocupação das pessoas, de um modo geral, com os malefícios ocasionados pela corrupção na gestão pública no Brasil. Ao final da etapa nacional as propostas aprovadas serão convertidas em “políticas públicas” na área da “Transparência e Controle Social”.

DCS/PMI – Texto: Viviane Cabral – 04/04/2012