Israel vai vender aviões espiões para a India

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de dezembro de 2003 as 14:09, por: cdb

Israel e Índia assinarão em janeiro um acordo para a venda de três aviões espiões Falcon, depois de terem acertado os detalhes do contrato e obtido a autorização dos Estados Unidos.

Assim informou o diretor-geral do Ministério da Defesa, Amos Yaron, ao revelar que se trata de um acordo avaliado em 1,1 bilhão de dólares.

As Indústrias Aeronáuticas de Israel (IAI) receberão um pagamento adiantado de 350 milhões de dólares, uma vez que o acordo estiver assinado e garantido pelos governos de ambos os países em janeiro próximo.

A venda do avião espião, que consta de um avançado radar chamado Falcon, precisou do sinal verde de Washington, já que a Casa Branca ‘minou’ há dois anos um acordo similar com a China que custou a Israel uma indenização milionária.

Os Estados Unidos alegaram então que o avião daria às forças chinesas uma capacidade de alerta antecipado que poderia prejudicar Washington e seus aliados no Extremo Oriente.

Por outro lado, se informou que ambos os países assinaram hoje em Nova Délhi um segundo acordo para o lançamento do telescópio israelense Tauvex de raio ultravioleta a bordo de um satélite indiano com fins científicos.

Para a assinatura do acordo foram designados o ministro de Ciência e Tecnologia, Eliezer (Mody) Sandberg, e o diretor da Nasa, Avi Har Even.