Israel mata 3 palestinos na Faixa de Gaza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 25 de janeiro de 2002 as 00:14, por: cdb

Israel matou dois palestinos na Faixa de Gaza na madrugada desta sexta-feira (horário de Jerusalém). Segundo o governo de Israel, eles foram flagrados tentando invadir um assentamento judeu e foram alvejados por um tanque. Poucas horas antes, helicópteros de Israel mataram um militante do grupo Hamas em Khan Younes, também na Faixa de Gaza.

O Hamas disse que vai vingar a morte de Baker Hamdan, que estava em seu carro quando foi atacado por pelo menos dois mísseis, segundo testemunhas. Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que “entende” as restrições aos movimentos do líder palestino Yasser Arafat impostas por Israel.

Há dois meses Arafat está sendo impedido por tanques israelenses de deixar Ramallah, na Cisjordânia. Bush instou o líder palestino a assumir a responsabilidade de acabar com o terrorismo nos territórios sob seu controle, sendo que o governo de Israel anunciou que o primeiro-ministro Ariel Sharon vai se encontrar com Bush na Casa Branca no dia 7 de fevereiro. A última viagem de Sharon a Washington, em dezembro, teve de ser interrompida pela metade devido a uma série de atentados suicidas a bomba em Israel.