Israel celebra 55º ano da independência

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 18:41, por: cdb

A festa da independência, que marca o 55º aniversário da criação do Estado de Israel, começou na noite desta terça-feira, no final do dia em que os israelenses recordam e homenageiam os soldados mortos nas diversas guerras que o país enfrentou desde maio de 1948.

O evento transcorrerá sob alta vigilância, por causa do medo de atentados palestinos, com milhares de policiais e soldados mobilizados para garantir a seguranças nas festas, espetáculos e shows de fogos de artifício organizados em diversas cidades.

O pub Mike’s Place de Tel Aviv, onde na semana passada um islamita britânico cometeu um atentado suicida matando outras três pessoas, voltou a abrir suas portas para a celebração, destacou a televisão pública israelense.

Além disso, quase mil israelenses convocados por organizações pacifistas celebravam uma “festa da independência alternativa”, reunindo-se diante do gabinete do primeiro-ministro Ariel Sharon em Jerusalém para denunciar “a ocupação israelense dos territórios” palestinos e manifestar sua solidariedade com 15 soldados israelenses que foram presos por se negarem a servir nos territórios.