Irmão de Bush critica Casa Branca por decisão sobre exilados de Cuba

Arquivado em:
Publicado Sexta, 01 de Agosto de 2003 às 12:48, por: CdB

Numa rara crítica ao governo de seu irmão, o governador da Flórida, Jeb Bush, disse que Washington não deveria ter repatriado um grupo de cubanos acusado por Havana de ter seqüestrado um barco do governo cubano. A crítica saiu nesta sexta-feira no jornal The Miami Herald.

Os 15 cubanos foram devolvidos na semana passada, depois de serem interceptados pela Guarda Costeira a caminho da Flórida. O governo cubano afirmou que o barco em que o grupo estava havia sido sequestrado, o que desperta o temor de que os repatriados possam ser executados, como aconteceu em abril com três outros sequestradores de uma balsa.

Grupos de exilados e parlamentares cubano-americanos pediram ao governo que não repatriasse o grupo, mas Washington disse que tomou a decisão após negociar com Havana que eles não seriam condenados a mais de 10 anos de prisão.

— Apesar das boas intenções do governo em negociar a segurança dessa gente, trata-se de um regime opressor (o cubano), e dado o ambiente em Cuba, não é correto— declarou Jeb Bush em entrevista ao Herald.

Apesar dessa crítica pontual, o irmão mais novo de George W. Bush defendeu a maneira como a Casa Branca vem lidando com Cuba de forma geral. Fluente em castelhano, o governador da Flórida tem entre os exilados em Miami uma de suas maiores bases eleitorais.

O suposto sequestro do navio de pesquisas Gaviota 16 ocorreu em 15 de julho. Segundo o Herald, 12 homens surpreenderam e amarraram três guardas que vigiavam a embarcação, para em seguida dirigi-la ao estreito da Flórida.

Pela política norte-americana, imigrantes cubanos interceptados no meio do mar costumam ser devolvidos. Só os que chegam em terra firme recebem direito de asilo. O governador Bush disse que pediu a várias autoridades federais que revissem a decisão de repatriar os cubanos, mas que não falou diretamente com o irmão a respeito.

— Existe a expectativa de que eu seja muito afinado com o governo, e isso tende a acontecer. Mas de tempos em tempos eu tenho de discordar, e este é um desses momentos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo