Iraque tentou comprar mísseis da Coréia do Norte

Arquivado em:
Publicado Segunda, 01 de Dezembro de 2003 às 06:35, por: CdB

Os filhos de Saddam Hussein, generais e importantes empresas tiveram longas conversas com a Coréia do Norte por dois anos, antes da invasão norte-americana ao Iraque, para tentar desenvolver um sistema de mísseis, disse a edição de segunda-feira do jornal The New York Times.

A matéria refere-se a arquivos de computador encontrados por inspetores internacionais e a informações de autoridades dos EUA.

As negociações tinham por objetivo conseguir uma linha de produção completa para fabricar um sistema de mísseis norte-coreano capaz de atingir aliados dos EUA e bases na região, afirmou o jornal, citando autoridades norte-americanas. A maior parte das conversas teria acontecido na Síria, com o conhecimento do governo do país.

Mas a guerra com os EUA se aproximou e Saddam Hussein aparentemente não recebeu nada pelo pagamento de 10 milhões de dólares feito à Coréia do Norte, segundo o diário.

Investigadores descobriram, a partir de arquivos de computador encontrados em Bagdá e de entrevistas realizadas com membros capturados do círculo íntimo de Saddam, que um mês antes da invasão dos EUA, autoridades iraquianas foram à Síria para exigir que a Coréia do Norte devolvesse 1,9 milhão de dólares, porque não havia entregue a primeira remessa de produtos, afirmou o Times.

A Coréia do Norte esquivou-se do pedido, alegando às autoridades do Iraque que "as coisas estavam quentes demais'' para começar a repassar tecnologia de mísseis através da Síria, disse o jornal.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo