Iraque receberá ajuda humanitária da Bélgica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de março de 2003 as 14:38, por: cdb

O Ministério de Defesa belga levará material de ajuda humanitária ao sul do Iraque a pedido do Programa Alimentar Mundial (PAM), segundo anunciou nesta terça-feira, o responsável pela pasta, André Flahaut.

A missão tem como objeto transportar instalações de tratamento de água entre Amã e Kuwait City, e será autorizada após a aprovação do primeiro-ministro, o liberal Guy Verhofstadt, e o ministro de Relações Exteriores, Louis Michel.

Flahaut informou que a missão será enviada nos próximos dias e que “a Bélgica será, sem dúvida, o primeiro país a intervir em ações humanitárias” na região.

Em um recente discurso na Câmara belga, o ministro de Defesa disse que “mesmo não sendo nossa guerra, assumiremos a responsabilidade em tudo o que for relacionado à ajuda humanitária”.

A Bélgica é um dos países da UE que, junto com a Alemanha e França, se opuseram com mais firmeza a um ataque dos Estados Unidos e Reino Unido contra o Iraque.

Os líderes da UE se comprometeram, durante a Cúpula de chefes de Estado e de Governo, realizada na semana passada em Bruxelas, a fornecer ajuda humanitária às vítimas do conflito armado no Iraque.

A PAM é uma agência das Nações Unidas que luta contra a fome no mundo, e em 2002 contribuíu para alimentar 45 milhões de pessoas necessitadas.