Iraque entrega relatório sobre gás VX à ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 15 de março de 2003 as 08:24, por: cdb

O Governo iraquiano entregou aos inspetores de armas da ONU o esperado relatório sobre a destruição de seus arsenais de gás nervoso VX, segundo informou neste sábado a CNN.

O relatório de 20 páginas e escrito em árabe foi entregue na noite de sexta-feira, segundo confirmaram fontes do escritório do chefe de inspetores da ONU, Hans Blix.

O embaixador iraquiano ante a ONU, Mohamed Aldouri, não quis fazer comentários sobre o conteúdo do relatório mas disse que faz parte dos esforços para demonstrar que “o Iraque está limpo de armas de destruição em massa”.

Os especialistas estão no processo de estudar o documento, que pode incluir uma proposta à ONU de uma técnica para comprovar que as armas químicas e biológicas foram destruídas.

A esse respeito, no mês passado Bagdá já propôs aos inspetores da ONU um sistema de análise de DNA sobre amostras de terra onde afirma que jogou o gás nervoso VX há doze anos.

Os inspetores da ONU buscam o rastro de mais ou menos mil toneladas de VX no Iraque, cujo Governo também não demonstrou até agora que tenha destruído por volta de 8.500 litros de antraz que se calcula que tinha em seus arsenais depois da guerra do Golfo, em 1991.

O VX é um líquido incolor que se torna gás e impede no corpo humano a transmissão de sinais nervosos, causando perda do controle muscular, paralisia respiratória e finalmente a morte.