O Iraque destruiu nesta quarta-feira nove mísseis proibidos Al Samoud 2, elevando para 28 o número de foguetes exterminados sob a supervisão dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU), disse uma autoridade iraquiana.
“O Iraque destruiu nove mísseis Al Samoud 2 nesta quarta-feira”, disse Uday al- Ta’ae, uma autoridade do Ministério da Informação. O porta-voz da ONU em Bagdá, Hiro Ueki, ainda não confirmou o número de mísseis destruídos. “O trabalho continua”, disse.
No sábado (1), Bagdá começou a destruir alguns de seus 120 mísseis, de acordo com um prazo final estipulado pela ONU. Dezenove dos mísseis, cujo alcance excedia o limite de 150 quilômetros permitido por resoluções da ONU, foram destruídos antes da série desta quarta-feira.
Uma equipe de TV da agência Reuters filmou quatro caminhões, cada um carregando dois mísseis Al Samoud, dirigindo-se para a base aérea militar de Taji, 40 quilômetros a norte da capital, onde acontecem as destruições.
O Iraque declarou que em uma semana apresentará um novo relatório sobre o paradeiro de estoques de gás nervoso VX e de antraz.
Na sexta-feira (7), o inspetor-chefe de armas da ONU, Hans Blix, deve apresentar um relatório ao Conselho de Segurança sobre as inspeções de armas no Iraque.