Iraque afirma ter derrubado mais dois helicópteros dos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 30 de março de 2003 as 12:47, por: cdb

O Iraque anunciou neste domingo ter derrubado dois helicópteros militares dos Estados Unidos e matado pelo menos dois de seus tripulantes, acrescentando que, a partir de agora, sepultará os corpos de todos os inimigos mortos no campo de batalha.

Autoridades militares dos Estados Unidos reagiram à notícia sobre os helicópteros, afirmando que não dispunham de informações sobre aeronaves desaparecidas no Iraque.

O ministro iraquiano da Informação, Mohammed Saeed al Sahaf, disse que os helicópteros eram Apache, acrescentando que “membros de tribos do Iraque e outros combatentes” os haviam derrubado perto de Basra, no sul, e de Khazaf, na região central do país.

Na cidade sulista de Zubayr, Sahaf disse que combatentes iraquianos haviam derrubado, também, um avião de espionagem, não tripulado, além de terem destruído quatro tanques e “capturado ou matado” soldados inimigos.

Em relação aos tripulantes dos helicópteros, o ministro disse que os dois mortos foram enterrados no local.

“Nós emitimos ordens, de agora em diante… os enterraremos de acordo com as nossas tradições religiosas, e o Ministério de Assuntos Islâmicos cuidará do sepultamento desses mercenários”, acrescentou.

Sahaf acusou as forças da coalizão de ter matado sete civis iraquianos, incluindo três crianças, durante combates ocorridos na estrada entre Najaf e Karbala, 110 quilômetros a sudoeste de Bagdá.

O ministro reiterou acusações de que tropas britânicas teriam destruído 75 toneladas de alimentos estocados em Basra, no sul do país, e disse que as forças da coalizão têm sido “hipócritas” ao buscar distribuir ajuda humanitária aos iraquianos, na região.