Irã revela capacidade de fabricar e lançar satélites

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 25 de outubro de 2012 as 10:33, por: cdb

O Irã tem capacidade de fabricar e lançar mísseis, revelou o ministro de Defesa da República Islâmica, general Ahmed Vahidi, durante uma reunião do governo, segundo relatórios de meios oficiais.

O titular recusou entrar em detalhes, mas anunciou que a indústria bélica persa prepara os ensaios finais de um avião e de vários modelos de mísseis, que serão incorporados aos arsenais das forças armadas da República Islâmica.

Fontes autorizadas informaram que os novos modelos, de maior alcance e capacidade de fogo são das séries Chahab (Meteoro); Khalij Fars (Golfo Pérsico); Tondar (Relâmpago); Fateh (Víctor); Zelzal (Terremoto) e Qiam (Rebelião), segundo seus nomes em farsi e o equivalente em espanhol.

A mais recente aquisição da Marinha de Guerra iraniana é um hovercraft (veículo de colchão de ar) que é considerado por seus desenhadores um incremento substancial às capacidades táticas de suas forças navais, ampliadas recentemente com um destróier de fabricação nacional e um submarino de fabricação russa, remodelado por técnicos iranianos.

Vahidi por outra parte não deu muita importância a declarações ameaçadoras dos candidatos presidenciais estadunidenses durante seus recentes debates eleitorais.

“Durante esta época, os candidatos presidenciais balbuciam palavras para satisfazer o grupo de pressão sionista”, sublinhou o titular perguntado sobre declarações do presidente Barack Obama e seu opositor republicano Mitt Romney.

No entanto “em várias ocasiões, tanto o governo dos Estados Unidos como suas autoridades têm chegado à conclusão, e assim o declararam, de que não estão em condições de lançar ataque algum contra o Irã”, afirmou o general Vahidi.

Fonte: Prensa Latina

 

..