Irã quer usar novas centrífugas em usina de combustível nuclear

Arquivado em:
Publicado Terça, 06 de Outubro de 2009 às 06:44, por: CdB

O Irã planeja usar uma nova geração de centrífugas para enriquecer urânio em sua recém-revelada usina de combustível nuclear, afirmou o chefe de energia atômica em declarações divulgadas nesta terça-feira.

A usina de enriquecimento subterrânea perto da cidade sagrada xiita de Qom foi mantida em sigilo até que o Irã revelou sua existência no mês passado, gerando um furor internacional.
O Irã concordou com seis potências mundiais --Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha-- em Genebra em 1° de outubro a permitir que inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tenham acesso ao local.

O chefe da AIEA, Mohammed ElBaradei, disse no domingo em Teerã que os especialistas da ONU farão a inspeção em 25 de outubro. A usina sob construção perto de Qom é a segunda para enriquecimento de urânio, uma outra fica na cidade de Natanz, região central do país.

– Colocamos nossos esforços em pesquisa e desenvolvimento de novas máquinas nos últimos dois ou três meses para que possamos produzir máquinas com alta eficiência e completamente nacionais – afirmou Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo o jornal Kayhan.

O jornal publicou uma transcrição de uma entrevista dada por Salehi a uma emissora de TV estatal.

O Irã afirmou que o novo local de enriquecimento, que tem espaço para cerca de 3.000 centrífugas, precisará de pelo menos 18 meses até entrar em atividade.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo