Irã garante continuidade do diálogo sobre tema nuclear

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 21 de outubro de 2012 as 04:01, por: cdb

Um alto funcionário iraniano assegurou neste sábado (20) que as conversações nucleares do Irã com o Grupo 5+1 terminarão quando sejam reconhecidos os direitos desse país ao domínio da tecnologia atômica.
A República Islâmica demanda o direito a desenvolver a tecnologia nuclear, como país signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear e outros instrumentos que proscrevem a fabricação de armas de destruição em massa.

Continuaremos as negociações, assegurou Fereydoon Abbasi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, que revelou à agência noticiosa oficial Irna que seu país “manteve em data recente várias reuniões” com o ente atômico da ONU.

O funcionário citou declarações dadas durante a semana pelo líder supremo iraniano, aiatolá Alí Kamenei, nas quais refutou versões difundidas por agências noticiosas internacionais no sentido de que Teerã abandonou a mesa de negociações sobre o contencioso nuclear com o 5+1.

Não existem problemas específicos para a continuação das conversações, assegurou Abbasi.

O Grupo 5+1 é constituído pelos membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha.

Prensa Latina

 

..