Irã e potências recebem esboço de acordo nuclear

Arquivado em:
Publicado Quarta, 21 de Outubro de 2009 às 09:46, por: CdB

 O órgão de fiscalização de energia atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta quarta-feira que entregou ao Irã e a três potências mundiais o esboço de um acordo que acalmaria as preocupações com o programa nuclear iraniano para ser aprovado até sexta-feira.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei, falou após a conclusão de dois dias e meio de difíceis negociações envolvendo Irã, França, Rússia e Estados Unidos na sede da AIEA.

Diplomatas disseram que a proposta de ElBaradei inclui o pedido das potências para que o Irã envie 75% de sua reserva de urânio enriquecido para o exterior antes do final do ano para que seja convertido em combustível e usado num reator em Teerã que produz isótopos médicos.

Isso reduziria o risco citado pelo Ocidente de que o Irã, sob suspeita de esconder seu programa nuclear e sob restrições de inspeções da AIEA, refine o estoque de urânio enriquecido em taxas baixas para transformá-lo em urânio altamente enriquecido, que pode ser usado em bombas.

O chefe da delegação iraniana não disse se o Irã endossará o acordo proposto.

– Circulou o esboço de um acordo que, na minha opinião, reflete uma abordagem equilibrada sobre como seguir adiante – disse ElBaradei a jornalistas.

Ele acrescentou que qualquer acordo será submetido ao conselho de 35 membros da AIEA para ratificação. A próxima reunião do conselho está marcada para novembro.

– Todos nesta negociação estavam tentando olhar para o futuro, não para o passado, e curar as feridas existentes por muitos anos... Este (acordo, se formalmente aprovado), abrirá espaços" para medidas mais amplas que resolverão a crise – disse ele.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo