Irã anuncia enriquecimento de urânio em níveis mais altos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de maio de 2006 as 11:23, por: cdb

O secretário do Organismo de Energia Atômica do Irã (OEAI) Gholam Reza Aghazadeh anunciou nesta terça-feira que seu país conseguiu enriquecer urânio a um nível de 4,8%, superior ao anunciado anteriormente, informou a agência iraniana de notícias Irna. Aghazadeh explicou que o Governo de Teerã não deseja alcançar um enriquecimento superior a 5% e disse que o já conseguido pelo Irã é suficiente para o uso civil da energia atômica.

A autoridade iraniana anunciou, além disso, o início da exploração de uma mina de urânio no sul do país, da qual se espera extrair 30 mil quilos anuais de yellowcake.

– Iniciamos uma pesquisa global para identificar os recursos de urânio do Irã, mas nossos prognósticos indicam que essa substância poderá ser encontrada no sul e no centro do país – acrescentou.

Aghazadeh se referiu ao relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que diz que seu país acelerou o enriquecimento de urânio contra o exigido pela comunidade internacional, e insistiu que a “confiança mútua” é a única maneira para superar o caso.

– O caminho nuclear do Irã é irreversível. A única forma de solucionar este assunto é eliminando o medo dos outros – explicou o responsável iraniano.