IPTU E TAXA DE BOMBEIROS – Prefeitura entrega último lote de talões para Correios (15/03/2012)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de março de 2012 as 05:00, por: cdb

IPTU E TAXA DE BOMBEIROS – Prefeitura entrega último lote de talões para Correios (15/03/2012)

IPTU garante obras

A Prefeitura de Marília deve entregar até sexta-feira (16) aos Correios o quarto e último lote de talonários de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de TSB (Taxa de Serviços de Bombeiros). Os outros três primeiros lotes estão sendo entregues pela empresa estatal. A previsão é que até o final da próxima semana todos os carnês estejam entregues.

Neste ano, em caráter excepcional, a Prefeitura alterou a data de vencimento para o pagamento da primeira parcela ou de cota única com desconto de 20% do IPTU. A primeira data será em 28 de março, sendo que as demais serão realizadas como de costume, de abril a dezembro, com prazo de pagamento até o dia 15 de cada mês. A mesma medida valerá para a TSB (Taxa de Serviços de Bombeiros).

Decreto com a nova data de vencimento do pagamento do imposto e da taxa foi publicado na edição nº 674 do Domm – Diário Oficial do Município de Marília (https://diariooficial.marilia.sp.gov.br).

De acordo com o diretor de Informática da SMF (Secretaria Municipal da Fazenda), Willian Cesar Marcheti, a alteração da data foi feita devido à alteração de cronograma no processamento de dados para a confecção dos talonários.

“Com o trabalho inédito realizado pela Prefeitura em janeiro para que os contribuintes inadimplentes no exercício de 2011 pudessem pagar os valores devidos antes de serem inscritos em dívida ativa, gerou grande movimento no setor de atendimento da Prefeitura. Por conta deste aumento no volume de atendimento e serviços alterou-se o cronograma de procedimentos de lançamentos de vários tributos municipais para o exercício 2012.”

Com a medida, os talonários que estão chegando nas casas dos contribuintes já foram confeccionados com a nova data e, assim, evitará transtornos.

O contribuinte que não receber os talonários até 23 de março deverá se dirigir até o Paço Municipal (rua Bahia, 40, Centro) para buscar os carnês. Caso seja necessário, ele deverá atualizar o cadastro para evitar futuro incômodo.

“Há ainda a opção de impressão de segunda via pela internet do IPTU e da Taxa de Serviço dos Bombeiros, pelo portal da Prefeitura (www.marilia.sp.gov.br)”, destaca Marcheti.

Para a impressão da segunda via pela internet, o contribuinte, após acessar o portal deve clicar no ícone Serviços On-Line, na barra do Menu Superior; em seguida clicar sobre o ícone Consulta Cadastro. Abrirá uma página com o menu Serviços Ao Contribuinte à esquerda. Nesta lista, selecionar 2ª Via Emissão e, em seguida, aparecerá do lado esquerdo o menu 2ª Via de Carnê. Lá, irá escolher a opção IPTU, logo abaixo digitará no campo Inscrição o cadastro do imóvel (que consta no talonário do ano passado) e, em seguida, digitar o texto imagem para acessar a página com os boletos, que deverão ser impressos, preferencialmente, em impressora a laser ou em jato de tinta com boa qualidade para a leitura do código de barras pelo serviço bancário.

O pagamento do IPTU e da TSB poderá ser realizado em qualquer unidade bancária e nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal. Após o vencimento da parcela, o pagamento só poderá ser realizado nas agências do Santander.

BOX

Arrecadação de impostos é revertida em obras e serviços

O prefeito de Marília, José Ticiano Dias Toffoli, diz que a arrecadação de impostos é importante para a Prefeitura manter os serviços da Municipalidade, e que também é revertida em obras e serviços.

“Retomamos as obras do dispositivo viário do distrito de Padre Nóbrega, assim como a da alça de acesso ao Marília Shopping. Estes são exemplos recentes do retorno de impostos que são pagos pelos munícipes”, diz Toffoli.

O chefe do Executivo lembra que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é a principal fonte municipal de arrecadação de recursos e com ele a Prefeitura consegue realizar obras e melhorias na cidade e atender melhor seus serviços e garantir a qualidade de vida da população.

No caso da TSB (Taxa de Serviços de Bombeiros) os recursos arrecadados com a taxa são para a manutenção do serviço exemplar de combate a incêndio realizado pela corporação instalada na cidade.

Foto: Mauro Abreu