IPTU 2012: cota única com 8% de desconto vence nesta sexta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 07:02, por: cdb

Publicada em 12/03/2012, às 10h00

Por Tarcísio Costa

IPTU 2012: cota única com 8% de desconto vence nesta sexta-feira

Elizabeth Nader

O pagamento em cota única do tributo pode ser feito até esta sexta-feira (16), com 8% de desconto

Os contribuintes do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) devem ficar atentos: o pagamento em cota única do tributo pode ser feito até esta sexta-feira (16), com 8% de desconto. Nesse dia, vence também a primeira cota para quem optar em pagar o imposto de forma parcelada.

O pagamento pode ser feito em cinco cotas, quando valor do IPTU for igual ou inferior a R$ 100,00. Acima desse valor, é possível pagar em dez vezes. Banco do Brasil, Banco Santander, Banestes, Casas lotéricas, Bradesco, Itaú, Banco Popular do Brasil, Caixa e Bancoob-Sicob estão autorizados a receber o imposto.

A Prefeitura concede redução de 75% sobre o imposto para os idosos com idade a partir de 60 anos. Para obter o direito, é necessário ter renda familiar de até cinco salários mínimos. A única restrição é que o interessado possua apenas um imóvel e nele resida. Para ter direito à redução, é preciso efetuar o pagamento do tributo até a data de vencimento em cota única.

Para obter a redução ainda esse ano, o contribuinte deve apresentar, até esta sexta-feira (16), à Central de Atendimento ao Contribuinte, cópias do CPF e da Carteira de Identidade; três últimos comprovantes de rendimento; e número do benefício. A Central de Atendimento ao Contribuinte funciona das 8 às 18 horas e está instalada no Palácio Municipal Jerônimo Monteiro (avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, em Bento Ferreira).

Para atualização dos valores do IPTU, foi aplicado um percentual de 5,56 %, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) do ano de 2011. O IPCA-E é o índice oficial de atualização dos créditos do município. A previsão da Prefeitura de Vitória é arrecadar, em 2012, cerca de R$ 69 milhões com o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo (TCRS).

Com edição de Deyvison Longui